Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

"Sou um bug ou dois na minha vida". (lena berardo)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ainda bem que fechei as minhas contas da CGD. Sim porque eu sou muito rica e tenho muitas contas. Alguém quer uma mulher rica? Ou uma rica mulher...

Ontem vi um anúncio à CGD e a menina que era muito poupadinha e uma sortuda, aos vinte e poucos anos já tinha emprego e uma conta poupança na dita Caixa.
Isto para mim já estava demasiado surreal e vai daí ela ainda diz que tem namorado e é feliz.
E eu pensei: Isto não é um anúncio. Deve ser uma novela...
A menina então tratou logo de me mostrar que afinal aquilo não era um anúncio nem uma novela ao dizer: "Agora só me falta esperar que o meu namorado faça o pedido".
O meu primeiro pensamento foi: Porque não faz ela o pedido?
Segundo: Mas isto é normal? Eu tenho o dobro da idade dela e não concebo a ideia de ter que ser "ele a fazer o pedido" ( no entanto fui acusada de preconceituosa num comentário há uns dois dias atrás...)
Terceiro: Como é que é possível a CGD fazer um anúncio deste tipo - mais uma vez as mulheres e o seu lugar subalterno perante o homem - com tantos movimentos de igualdade de sexos?

13 comentários:

Nemo Luso aterrado! disse...

Não! Errado! Não era nenhuma novela, Pensa lá bem no que escreveste «...eu sou muito rica... alguém quer uma mulher rica?...» Pela introdução achei que tinhas percebido o anúncio.
mas tens razão numa coisa «porque não faz ela o pedido?»
Exacto, na história a «riquinha» fez o pedido... A Carochinha, lembras-te? que além de rica era bonitinha... e levou com um João Ratão que só queria era ir ao toucinho... (esta agora não foi das frases mais felizes, pois não?)
Mas se calhar foi por causa disso que fizeram o anuncio com uma Carochinha em vez de o fazer com um João... Ratão.
Vá lá, não tem nada a ver com preconceitos.

olinda silva disse...

Pois é minha amiga, queremos mulheres independentes economicamente, inteligentes, etc, mas no que diz respeito às relações familiares ELE é que sabe, ELE é que tem que dar o 1º passo, só quando ELE quiser é que ela pode!?
Vivemos numa sociedade machista e a culpa é nossa, das mulheres.
Eu pedi o meu marido em casamento, dispensei o anel de noivado, e nem uso aliança, mas sou olhada de lado pela maioria das mulheres da minha geração, sou assim uma espécie de “aberração de esquerda/artista”, acho que elas nem têm um nome para me catalogar?!
A Igreja levou muitos anos a convencer o povo de que o Homem é superior às mulheres. Estou em crer que nós já não vamos ver uma atitude diferente por aqui…
Um beijo para ti e para os teus filhotes.

joaninha versus escaravelho disse...

LAmento informar-te que no planeta Terra sempre que se pretende fazer passar uma mensagem muito importante e sem grande alarido, o método mais usado é aquele. As mensagens são dissimuladas e subliminares.
MAs já agora, trabalhas na caixa? :)

joaninha versus escaravelho disse...

Olinda, o teu comentário também ficou retido provavelmente pela sociedade machista. :)
Tens toda a razão. Quem se atreve à diferença é olhado como bicho do mato.
MAs não foi apenas a igreja, infelizmente. É ancestral. :|
Temos que continuar a tentar mudar as mentalidades. Eu ando a ver como posso contribuir mais activamente.

LN disse...

Olha, o meu alfinete a dizer que estavas a ser preconceituosa, era na parte em que falavas de que os homens só querem as mulheres pelo desejo carnal e etc. É mentira e um preconceito esteriotipado.

Geralmente concordo contigo. E este é mais um post em que sim, concordo.

Os homens pequenos teem medo de mulheres fortes. Querem-nas submissas e dentro dos limites dogmáticos... uma fraqueza. Por outro lado, também ainda subsiste muito a mulher fraca, que se submete. Ele é que é o homem. Ele é que sabe. O Cristo, líder, no plano religioso...

Anônimo disse...

desculpem lá a coisa, mas ela vale apena para casar?

joaninha versus escaravelho disse...

:)
Não era má de todo... Fisicamente falando, claro, Porque me parece ideal a nível financeiro e de submissão. Depende do que gostas. :)

joaninha versus escaravelho disse...

LN, apenas pretendi fazer a comparação entre a mesma atitude, ao ser feita por uma mulher ou por um homem. E não adianta dizeres que tu não tens imagens estereótipadas. O que vale aqui é a maioria na vida real. E olha que é uma maioria muito grande...

Porfirio Silva disse...

Hoje em dia, individualistas como somos, a publicidade está segmentada: há publicidade sexista para sexistas, há publicidade práfrentex para os outros. E, aí, a maior parte da publicidade é para os partidários dos velhos estereótipos - porque esses são, de novo, não apenas dominantes quantitativamente, mas também hegemónicos culturalmente.

joaninha versus escaravelho disse...

Porfírio, sabe porque fico indignada? Sou professora já há demasiado tempo. O mais que suficiente para ver que nada muda. Que eu não consegui mudar as ideias da maioria dos meus alunos. Eu e mais muitos professores. E eu acreditava na escola...
Esse "de novo" que referiu assusta-me. Tira-me muitas esperanças.

Nemo Luso aterrado! disse...

Quanto à tua questão, não, não trabalho na cgd.
E em relação aos anúncios… nem vale a pena comentar mas por exemplo porque carga d’água é que os anjos – que não têm sexo – são todos mulheres esculturais que caem do céu quando o totó põe um perfume?! E a gaja que sai pela janela, depois de se perfumar, enquanto o outro tótó vai fechar a porta?!
Sexistas? são pois são... mas são idealizados para serem ironizados, para serem compreendidos como um gozo aos estereótipos! Talvez o problema seja que alguns os levem demasiadamente à letra, não?

De qualquer modo tive uma troca de impressões com o meu amigo Abrenuncio sobre a tua frustação...
(estarei a ficar esquizofrénico? )
:(

joaninha versus escaravelho disse...

Não é frustração. É indignação.
E porque a maior parte das pessoas opta pela atitude do "nem vale a pena comentar" é que a situação sexista se mantém e irá manter.
Porque é que o sexo é uma estratégia de marketing? Não achas que tem uma explicação? Ou será que é só da minha cabeça?
O meu problema é a lucidez.

joaninha versus escaravelho disse...

Nemo, desculpa. Já percebi quando te referes a frustração. É frustração mesmo. Relacionei este teu comentário com o post e não com o meu comentário a outro leitor. Mas só percebi porque fui ler o teu blog...