Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

"Sou um bug ou dois na minha vida". (lena berardo)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Familiares

Comanches, Cheyennes, Apaches, Navajos ou Pés Negros (parentes muito próximos dos Pés Sujos), Blackfeet, Crow, Sioux ou Dakotas e Cherokees.

Algumas das principais nações indígenas nos Estados Unidos nos tempos do Velho Oeste, no século 19.
Todas viviam na região conhecida como Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississípi em direção ao oeste do continente.
Com a chegada do homem branco, os índios das planícies começaram a adquirir artigos como armas de fogo e tecidos, o que levou ao declínio das tradições e culturas nativas. Quando viviam isolados da civilização, as tribos tinham como único bicho doméstico o cão, que servia principalmente como animal de carga, puxando uma espécie de trenó de madeira. Caçavam grandes animais, como antílopes, alces e, em especial, búfalos.

COMANCHES
Os comanches promoviam ataques surpresa e ocuparam terras de outras tribos, como os apaches, no sul dos Estados Unidos. Dependiam da caçada de búfalos, animal que fornecia à tribo alimento e matéria-prima para roupas e utensílios. Foram uma das primeiras nações a adotar o cavalo, após contatos com espanhóis.


CHEYENNES
Viviam na região do estado de Montana, no norte dos Estados Unidos. Eram nômades, e suas aldeias tinham cabanas cônicas Tambem chamadas de tepees. Em 1876, os cheyennes se aliaram aos sioux para aniquilar a Sétima Cavalaria do famoso "general" Custer.


SIOUX OU DAKOTAS
Viviam em Dakota do Norte e do Sul, no centro-norte dos Estados Unidos. Eram os mais agressivos contra os brancos e tinham cerimônias que incluíam rituais de tortura como prova de bravura. No filme "Um Homem Chamado Cavalo" (1970), mostra um pouco desta história. Os sioux resistiram aos brancos até 1890, quando foram totalmente massacrados.


NAVAJOS
Este é o mais populoso grupo de índios dos Estados Unidos que viviam na região do Novo México. Os navajos eram os menos agressivos de toda a história, mas não deixavam de ser perigosos.



BLACKFEET OU PÉS NEGROS
Habitavam o centro-norte dos Estados Unidos e possuíam uma das mais poderosas forças guerreiras do Velho Oeste. Eram famosos por arrancar os escalpos dos inimigos vencidos, fossem eles soldados americanos ou índios rivais.



APACHES
Os apaches se dividiam em bandos que viviam perto da fronteira com o México. Tiveram grandes chefes, como Cochise e Geronimo, que os levaram a travar guerras sangrentas contra espanhóis, mexicanos e americanos após o fracasso de acordos de paz.



(in www.encontrarbrasil.com.br)

3 comentários:

Anônimo disse...

amei essa materia sobre a naçao indigina pois sou apaixonado pela cultura indigina de todo o universso

Anônimo disse...

amei essa materia pois sou apaixonado pela cultura indigina de todo o universso.

joaninha versus escaravelho disse...

É apenas um resumo do que li na internet. :)
O site está no fim do post.
Também sou fá da cultura dos índios da América do Norte.