Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

"Sou um bug ou dois na minha vida". (lena berardo)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Os direitos das Sardinhas e MANIFESTO DE LIBERDADE


Esta imagem de dois tubarões junto a um cardume de sardinhas rendeu ao texano Doug Perrine o título de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano.
Ela estava entre as 18,5 mil fotos de 50 países que participaram do concurso do Museu de História Natural de Londres e revista BBC Wildlife.
Foto: Copyright Doug Perrine/The Wildlife Photographer of the Year Competition

O meu post de quarta-feira, dia 13, levantou algumas questões a quem o leu.
Hoje pretendo dizer duas coisas. A primeira tem a ver com as baleias, o post anterior e um outro (do dia 10)em que refiro que estava a ver um documentário acerca das sardinhas, dos golfinhos, dos patos patolas e das baleias.
Nesse documentário que se passava também em Waterfall Bluff, entre outros "mares" descrevia-se e via-se através das imagens filmadas, um ataque cerrado entre patos patolas, golfinhos e uma baleia contra cardumes de milhares de sardinhas.
Claro que se trata duma cadeia alimentar, patati patátá, mas as sardinhas têm que morrer para uma baleia sobreviver? E os golfinhos tão lindos que eles são e estavam ali a participar numa carnificina?
Já pensaram nos nervos que as sardinhas sentiam com o stress que estes outros animais lhes estavam a provocar?
E aquilo demorou. Não foi assim de uma hora para a outra...
Quem defende as sardinhas e o seu estado de sanidade mental?

A segunda coisa que pretendo saber prende-se com uma questão e que é:
Porque é que temos todos que ter posições politicamente correctas?
Porque é que eu sendo Anarca tenho e aceito, sem alguma dificuldade, os ideais dos outros e os outros que se consideram Democratas não aceitam os meus ideais?
Isso é a única coisa que eu não tolero: é que não respeitem os meus ideais. Nunca pedi para estarem de acordo, apenas que respeitem.
Já sei que alguém vai dizer que estou errada. Mas eu posso dizer o mesmo acerca das outras ideias.
Já sei que alguém vai dizer, ou pensar, que afinal só se está a dar opiniões. Ok! Mas dar opiniões não é fazer julgamentos acerca do que os outros pensam.
O problema maior entre a falta de respeito é haver sempre alguém "prontinho" a julgar o que alguém diz ou escreve.
É este o meu manifesto!
Todos temos liberdade para pensar e escrever e dizer seja o que for desde que não estejamos a interferir com a liberdade dos outros de pensar, escrever e dizer.
Podemos DAR a nossa opinião sem dizer que as outras estão erradas.
Podemos dizer: "eu penso e vejo e escrevo desta forma! Não vejo como tu!"
E evidentemente que se poderão apresentar argumentos se se estiver afim de uma troca de ideias, de uma discussão. E, agora falando por mim, até posso mudar a minha forma de pensar através dessa troca de ideias.
Agora falarem-me com "poder" é que não.
As minhas ideias e opiniões são tão válidas como as "tuas" até me provares o contrário.
E assim vejo as "tuas" também.

PS. Não me estou a dirigir a ninguém em especial e muito menos a quem comentou o meu post dos ovos de tartaruga. Apenas este é o meu blog e é o lugar onde escrevo tudo o que me apetece, sem necessitar de autorização de espaço ou autorização de publicação.:)

Nenhum comentário: