Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

"Sou um bug ou dois na minha vida". (lena berardo)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Astro Rei


"Imagine uma estrada feita de painéis solares, que se adapta às condições do trânsito e onde as pinturas são substituídas por pequenos led, que têm a vantagem de manter a estrada iluminada durante a noite. O protótipo já existe e a empresa que o fabricou até recebeu financiamento público dos Estados Unidos.
O modelo de pavimento também pode ser aplicado a parques de estacionamento a céu aberto. A Solar Roadways, empresa que fabricou o protótipo, diz que o seu modelo de estrada permite ainda detectar a presença de animais na estrada e advertir atempadamente os condutores para que reduzam a velocidade. Outros sensores permitem à estrada derreter neve e gelo, para tornar a condução mais segura.
Outra das vantagens apontadas pela empresa é a possibilidade de os veículos eléctricos se auto-recarregarem à medida que viajam nestas estradas, reduzindo assim a necessidade de grandes baterias e permitindo uma autonomia muito maior destes carros."

In "Jornal i"

Aqui, e como já não sei linkar nem me apetece ir procurar isso,
http://www.ionline.pt/conteudo/22838-estradas-inteligentes-o-principio-do-fim-do-asfalto---video
está uma entrevista com o inventor da coisa, que acho muito interessante.

2 comentários:

olinda silva disse...

Também acho muito interessante.
Além de se poupar a energia evitam-se acidentes, etc.
Mas não achas que este tipo de recursos vai acabar com uns monopóliosinhos que para aí andam?
É como a história dos combustíveis para veículos, já podia ter sido substituída se se quisesse mesmo, certo?
beijos dos meus...

joaninha versus escaravelho disse...

Este caso será ainda mais complicado de se implementar devido aos custos iniciais. Digo eu...
Mas tens razão quanto ao poder de certas empresas.
É o Mundo em que vivemos! :/
Mas que é uma ideia excelente, disso não tenho dúvida! :)
Beijitos