Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

"Sou um bug ou dois na minha vida". (lena berardo)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Stop and Hear the Music



Um senhor desce na estação de metro vestindo jeans, t-shirt e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora "rush" matinal.

Durante os 45 minutos que tocou foi, praticamente, ignorado pelos transeuntes! Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, que interpretava peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes Bell tinha tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a "bagatela" de 1000 dólares.

A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar rápido, copo de café na mão, telemóvel ao ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal "The Washington Post" teve como objectivo lançar um debate sobre "valor, contexto e arte".

Conclusão:
Bell era uma "obra de arte sem moldura", um "artefacto de luxo sem etiqueta de glamour"! Por isso, somente uma pessoa reconheceu a música!...
Vale a pena pensar nisto!

Post Scriptum: Este post não tem nada relacionado com os meus famosos X Files, mas é tão caricato que o vou considerar mais um dos meus ficheiros por resolver :/

Post Scriptum 2: Este texto recebi-o por email. Não é meu. Mas também não sei de quem é...

8 comentários:

António disse...

Joaninha:
Não tem nada que saber...naqueles sítios as pessoas não vivem, fazem por viver, numa azáfama e correria tal que entendem ser mais um pedinte!
Se nos colocares (nosso Grupo Fados e Cantares "Anual") a actuar num palco como o referido, (Boston não confundir com Bosta:))) e levares 1000 ou 2000€ a cada espectador...eles vão, pagam e possivelmente muitos achariam fantástico!!!
Eis a verdadeira relatividade das coisas! :)

Bj

joaninha versus escaravelho disse...

Cardoso: só confirmas o que se quis provar. A verdadeira essência da arte o que é? :/

António disse...

É a "malta" ser contratada, pagarem-nos uma fortuna para percorrermos os grandes palcos do mundo, passearmos, cantarmos as nossas canções e ainda por cima beber uns bons canecos (senão a malta não toca nem canta bem)!:)

joaninha versus escaravelho disse...

:) nem comento...

Fragoso disse...

ou... as pessoas que pagam 1000 dólares por lugar não andam de metro... =P lol (kidding)

joaninha versus escaravelho disse...

Sabes que tens razão? Mas eu não tenho 1000$ para pagar por um bilhete, nem conheço o violinista em causa e no entanto, sempe que tenho uma oportunidade de ouvir e ver música, ou outro qualquer espectáculo ao vivi, na rua, páro e regalo-me toda :)
E isso ali também não aconteceu. Só meia dúzia de pessoas parou a apreciar.
Eu acho que sei ver se se toca bem ou mal e tu também deves saber. Percebes o que quis mostrar? :P

Fragoso disse...

sim :) para mta gente só é arte, se for moda, ou se for fulano x, ou em determinado contexto, etc... mas sou sincero... eu ia parar, se por exemplo estivesse de férias e andasse por ali a passear... se estivesse naquela de chegar a casa depois de um dia de trabalho, se calhar também não ligava ao senhor :/ não sei... :)

joaninha versus escaravelho disse...

Já que estamos numa de confessionário eu digo que só não parava se fosse alguém a tocar acordeão. Tenho um trauma desde pequena: a minha mãe queria que eu aprendesse a tocar acordeão e eu nunca quis... não gosto nada! :/